terça-feira, 28 de julho de 2009

Planetes

TÍTULO ORIGINAL: ΠΛΑΝΗΤΕΣ (Planetes)
PUBLICAÇÃO: Entre janeiro de 2001 e fevereiro de 2004 na revista Weekly Morning
MANGAKA: Makoto Yukimura
EDITORA: Kodansha
SINOPSE: Narra as histórias de um time de coleta de lixo espacial no ano de 2075.
FORMATO: JPEG
IDIOMA: Português

Algumas pessoas passam a vida tentando criar sua obra prima. Outras, tentando superá-la. Makoto Yukimura provavelmente passará fazendo isso: tentando criar uma obra que supere Planetes, seu primeiro mangá. E acreditem, vai ser difícil.

Planetes conta a história de um grupo de astronautas que tem o trabalho mais "interessante" do mundo: são coletores de lixo espacial. E é um trabalho importante, pois no espaço, um pequeno fragmento metálico pode destruir uma nave inteira dependendo da sua velocidade. A série acompanha a evolução de suas personagens, seus motivos para terem se tornado astronautas, suas conquistas e sentimentos.

Aliás, a história prima justamente por seus personagens. Apesar de fazer um trabalho incrível retratando um futuro que nos parece absolutamente plausível, o destaque de Planetes são seus protagonistas. Em diversos momentos a história é deixada de lado para dar destaque à introspecção filosófica deles, mostrando seus pensamentos e o processo pelo qual passam para superar suas dúvidas e problemas.

A arte de Planetes é simples, mas precisa ao retratar as pessoas, e complexa e realista ao retratar máquinas e naves espaciais. Com uma técnica simples de nanquim, o artista consegue criar imagens do espaço que parecem até fotografias em preto e branco tiradas por satélites. O traço de Makoto é de maior qualidade do que o da maioria dos mangakás mais famosos.

Apesar de ser uma história de ficção científica do gênero hard (realista na medida do possível) e se passar na maior parte no espaço, Planetes é acima de tudo uma história sobre seres humanos, sobre emoções e sobre a vida. Espero que gostem desse mangá tanto quanto eu gostei e que sua leitura faça vocês refletirem sobre si mesmos. Boa leitura para todos.

LINKS:
PLANETES - Volume 1: http://www.4shared.com/file/76451466/6b12be3a/Chrono_Planetes_-_Volume_01.html
PLANETES - Volume 2: http://www.4shared.com/file/76451500/d5e9d6be/Chrono_Planetes_-_Volume_02.html
PLANETES - Volume 3: http://www.4shared.com/file/76451537/60a010de/Chrono_Planetes_-_Volume_03.html
PLANETES - Volume 4: http://www.4shared.com/file/76451588/13ebd484/Chrono_Planetes_-_Volume_04.html

3 comentários:

  1. Tenho um bom relacionamento com mangás e animes futuristas. Acredito que também vou gostar deste.

    ResponderExcluir
  2. Vou baixar só por causa da lua comestível.

    ResponderExcluir