quarta-feira, 15 de julho de 2009

Batman: Ano Um

TÍTULO ORIGINAL: Batman: Year One
PUBLICAÇÃO: Entre fevereiro e maio de 1987
ARGUMENTOS: Frank Miller
ARTE: David Mazzucchelli
CORES: Richmond Lewis
EDITORA: DC Comics
SINOPSE: Narra o início da carreira de Bruce Wayne como Batman e de Jim Gordon no DP de Gotham City.
FORMATO: JPEG
IDIOMA: Inglês



Não consegui pensar em história melhor para inaugurar o nosso blog do que “Batman: Ano Um”. O relato das primeiras aventuras do homem-morcego em Gotham City é, com certeza, um dos maiores clássicos do cruzador encapuzado. Essa história narra ao longo de um ano como o Batman, James Gordon e outras personagens posicionaram-se para começar a mudar a vida em Gotham.

Algumas semelhanças com o filme “Batman Begins” não são mera coincidência. O diretor Christopher Nolan disse que se inspirou em dois clássicos do Batman para criar seu filme, “Batman: Ano Um” e “O Longo Dia das Bruxas”, da dupla criativa Jeph Loeb e Tim Sale.

Alguns dos recursos mais usados por Frank Miller podem ser percebidos em “Batman: Ano Um”, como por exemplo o uso da mídia como uma personagem de destaque. Presente durante toda a história, o telejornal mantém o leitor informado sobre o que está acontecendo em Gotham e ao mesmo tempo se relaciona com as outras personagens, seja formando opiniões, seja contrariando interesses. Outro recurso bastante utilizado por Frank Miller é a interiorização constante das personagens, de modo que possamos acompanhar suas dúvidas, seus medos e seus raciocínios, tornando mais fácil para nós entender o motivo de suas decisões.

A dupla David Mazzucchelli e Richmond Lewis dá um ar nostálgico à história, evitando as cores mais chamativas e prezando por um ar meio esfumaçado e escuro, como um pensamento distante. O visual simples se encaixa perfeitamente em um Batman que ainda está começando a sua carreira.

Enfim, eu disponibilizo aqui em pdf essa sensacional história do Universo DC. Espero que vocês gostem e evoluam junto com o homem-morcego durante seu primeiro ano de aprendizado em Gotham City. Boa leitura!


LINK:
http://www.4shared.com/file/218099202/98c45ed6/Batman_Year_One.html

6 comentários:

  1. Foda, já tenho aqui, mas sempre é bom falar que começou seu blog de maneira genial.

    ResponderExcluir
  2. Cara, muito bom. Pena que acaba tão cedo, mas está entre as melhores histórias que já li.

    ResponderExcluir
  3. Vejo a continuação sendo postada neste mesmo blog para me fazer feliz.

    ResponderExcluir
  4. Maltinha, se você está se referindo a "Batman: Ano Dois", eu posso até te arranjar. Mas os trabalhos não tem nenhuma conexão. Nem são do mesmo roteirista.

    ResponderExcluir